quarta-feira, junho 08, 2011

COMO TRATAR ASSADURAS




Sempre que aparece a primeira assadura no nosso filho, costumamos nos sentir superrr culpadas achando que fizemos algo de errado, apesar de todos os cuidados diários.

Antes de mais nada, nãoooo se sinta culpada, assaduras acontecem e elas simplesmente aparecem de uma hora para outra. Nesse caso o que nos resta é tratá-las adequadamente e o mais breve possível pois elas pioram muito rápido!

A principal causa é um fungo chamado MONÍLIA. Por esse motivo, não adianta continuar passando cremes e pomadas para assaduras que costumamos usar no dia a dia, pois esses cremes apenas previnem!!!
O tratamento de assaduras nos bebês é feito com uma pomada a base de NISTATINA e ÓXIDO DE ZINCO. O Breno já fez uso muitassssss vezes e foi um Santo remédio....

Essa dica vai pra minha amiga (seguidora do Blog) Larissa.
O Gui, filho dela tá com uma assadura enorme, tadinho.... acho que vale tentar passar essa pomada que é encontrada em qualquer farmácia. Basta pedir por pomada genérica para tratamento de assaduras em bebês a base de Nistatina e Óxido de Zinco.

A Nistatina é um antifúngico e o Óxido de Zinco é um adstringente e antisséptico que exerce ação de suavizante cicatrizante e protetora da pele nas afecções que apresentam erupções superficiais. Geralmente as assaduram melhoram em até 48 horas de tratamento.

O ideal, é a cada troca de fraldas lavar o bebê com água e sabão neutro e secar bemmm antes de aplicar a pomada. Ela pode ser usada em todas as trocas de fralda até que a assadura desapareça por completo.

É bom também deixar o bebê um pouco sem fralda para que a pele irritada desncase e respire um pouco.

A assadura também não dá só no bumbum. Os bebês mais gordinhos costumam ficar assados em algumas dobrinhas como é o caso dos braços e pescoço. A mesma pomada pode ser usada nesses lugares afetados.

ATENÇÃO: A pomada DERMODEX (muito utilizada por nós mães) possui duas versões: A DERMODEX PREVENT - que é para uso diário, para prevenir assaduras e a DERMODEX TRATAMENTO - que é uma versão de marca da pomada genérica que citei a base de NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO.
Para as mães que usam essa marca, não se confundam pois cada uma possui uma indicação específica.

É importante também investir em fraldas de boa qualidade. Eu particularmente gosto muito da PAMPER´S TOTAL CONFORT (aquela da embalagem azul). Ela além de flexível absorver que é uma beleza .... :)
Essa escolha pode ser feita junto ao pediatra do seu filho!

IMPORTANTE: Se a assadura \ irritação não melhorar em até 48 horas e ocorrer infecções, procure um médico. Assaduras sõ muitooo doloridas e irritam o bebê, em casos mais graves pode até ocorrer febre.

Cinco pontos indispensáveis:
- Troque a fralda assim que possível, se ela estiver cheia ou com cocô.
- Limpe bem a área dos órgãos genitais do bebê com cuidado depois de cada cocô e deixe-a bem seca antes de colocar a fralda.
- Passe uma fina camada de pomada no bumbum do bebê, não use talco pois ele pode ser aspirado pela criança e ir direto para os pulmões.
- Não aperte demais a fralda, é bom deixar espaço para o ar circular.
- Evite o uso de amaciantes nas roupas do bebê.

Referências:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:VUJsChKrlI8J:www.dicasdemae.com.br/2009/09/tratamento-das-assaduras-nos-bebes/+pOMADA+COM+NISTATINA+PARA+Assaduras+de+beb%C3%AA&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br


2 comentários:

  1. Oi Vivian!
    Gostei do post de hoje!!!! Muito obrigada pela lembrança!
    Já usei muito essa pomada.. mas da última vez não deu certo. A coisa aqui ficou tão feia que nem essa pomada deu jeito, então o médico disse que tinha virado micose e receitou uma pomada de clotrimazol, para micose.
    Fica a dica para as mamães.. se não melhorar a assadura, pengunte ao pediatra se não é micose.

    Dessa vez estou usando essa pomada, deixo peladinho (pouco tempo, por causa do frio), troco a fralda a cada 3 horas no máximo, e ainda coloco maizena em cima da pomada (pra secar bemmm).
    Agora ele está começando a melhorar!!!!
    Um beijão,
    Larissa

    ResponderExcluir
  2. MINHA FILHOTINHA ESTA COM ASSADURA E UMA BOLHINHAS NO BMBU O QUE FAÇO.

    ResponderExcluir