sexta-feira, agosto 31, 2012

RETINOPATIA DA PREMATURIDADE *******

Faz tempo que não posto nada.... vou voltar a me dedicar ao Blog!!

Tenho recebido inúmerosssssss e-mails me pedindo pra postar sobre diversos temas, relacionei alguns e vou postar!

Pra mim, um dos temas que requer mais atenção e relevância é com certeza a questão da RETINOPATIA DA PREMATURIDADE. Não imaginei que esse tema fosse tão mal abordado pelas maternidades nos casos de crianças prematuras. Em quase todos os e-mails as pessoas nem sabe o que significa e a importância de se avaliar o quanto antes o recém nascido.

Gosto muito desse site e acho que ele aborda exatamente o que precisamos saber!
http://www.oftalmopediatria.com

"A Retinopatia da Prematuridade é uma alteração no crescimento da retina, que está indiretamente ligada à idade gestacional e peso ao nascimento do prematuro.


Isto é, quanto mais prematuro e menor o peso de bebê, maior a probabilidade de aparecerem as alterações da prematuridade na retina. A hipóxia ou a hiperóxia, transfusão de sangue e as infecções podem aumentar a possibilidade do desenvolvimento da doença

Devem se preocupar com a Retinopatia da Prematuridade (ROP) os pais dos prematuros que nasceram com 1.600 gramas ou menos e com idade gestacional abaixo de 36 semanas. Nestes casos é fundamental que os pais levem seus filhos para um exame oftalmológico."

Ref: http://www.oftalmopediatria.com/texto.php?ct=23&ano=

Tenho uma clínica ótima em São Paulo para indicar,  segue link do site deles:
www.www.moacir-cunha.com.br/

Qualquer dúvida me mandem e-mails !!

Com carinho,
Vivian

.

terça-feira, fevereiro 28, 2012

SE SUPERANDO SEMPRE.....


Aiii pessoas, me desculpem o sumiço!
Estamos numa correria danada pois minha gravidez já está no finzinho... quase não tenho entrado na net!

Por aqui tudo ótimo. O Breno continua nos alegrando e nos impressionando a cada dia. Esses dias falei com a Fisio dele, Saraí.... que saudades dela. Demos um tempo com as seções pois engatamos firme nas seções de Fono e T.O.
Uma coisa de cada vez, senão o moleque pira rs...

Aos poucos o Breno está aceitando alimentos mais sólidos e em pedacinhos. Uma batalhaaaaaa diária e constante mas que no fim vai dar tudo certo.Tem dias q ele aceita numa boa os alimentos amassados, no outro ansia o tempo todo, no outro não consegue nem olhar que vomita... e assim vamos que vamos!!!

Esses dias ele começou a evacuar umas bolas de comida durasssss e enormesss. Dá dó de ver o desespero dele. O pediatra achou melhor fazermos uma Lavangem com um tipo de supositório chamado MINILAX. Ainda não surtiu grande efeito... amanhã será o ultimo dia de aplicação!

Acredito que isso tudo seja por conta da falta de mastigação antes dele engolir. Ele engole os alimentos inteiros, semmm mastigar. Sei lá porque .....

Ontem vimos uma cena que nos emocionou muito! A típica cena de superação. Talvez não tivéssemos dado tanta importância se não tivéssemos passado por tudo o que passamos com o Breno.
Estávamos em casa, vendo TV e ele sentado na frente do Marcio no chão. Do nada ele começou a se arrastar sentado, empurrando com as mãozinhas querendo chegar até a caixa de DVD´s dele. Foi uma cena única pois o Breno ainda não anda e nem engatinha. Nem sequer senta e fica sozinho ainda....
Ver ele se arrastando pra conseguir o que ele queria me fez lembrar de quantas superaçoes ele passou e essa foi mais uma delas que presenciamos. SIMPLESMENTE INEXPLICÁVEL!!!!! COISA DE DEUS MESMO!

É isso.... vou dando notícias ! E obrigada pelos e-mails que tenho recebido das minhas amigas virtuais daqui!!! Bjos Vi

terça-feira, janeiro 31, 2012

ADEUS GASTROSTOMIA !!!!!!!

Procurei na net alguns links que me ajudassem nessa postagem, mas acreditem se quiser: NADA ENCONTREI!

Nesse caso, lá vou eu sem embasamento mesmo rs....

No domingo do dia 15/01 a gastro do Breno enrroscou no sofá e simplesmente foi jogada longe. Sinceramente não sei explicar com riqueza de detalhes o que aconteceu, só sei que quando olhamos ela estava jogada no chão e ele dando risada e batendo palmas vendo Lazy Town.
Providência Divina mesmo (como disse a Fono CAROL).

Essa gastro já estava fazendo "hora extra" no Breno. Já não estava mais sendo utilizada desde Setembro. Ufs.... ainda bem!

Meu maior medo era que ela saísse dessa forma: acidentalmente! E não deu outra... quase morri do coração. Entrei em Pânico, chorei feito criança. Cheguei a conclusão q já não tenho mais estruturas emocionais pra superar esse tipo de susto. Tá loco!
Achei que fosse espirrar sangue, que fosse sair metade do estômago pra fora ... sei lá!

O Márcio foi a razão. Pegou o Breno, estancou o "MINUSCULO" buraquinho que ficou no lugar da GTT e me sacudiu pra que eu voltasse à realidade. Liguei pro Santo Pediatra Dr. Paulo Telles e ele nos orientou para que levássemos o Breno imediatamente ao Hospital.
Chegamos no HC em menos de 15 minutos.

Para nossa surpresa o buraquinho já tinha praticamente fechado.
Só daí consegui raciocinar novamente. O pesadelo tinha acabado, a Gastro do Breno agora fazia parte do passado e não mais do nosso presente!

O Breno tá ótimo sem gastro! Virando de bruços, feito um bebê de 9 meses aahaha! Começou a se interessar por andar sozinho e já está sentando pra brincar.

Mais um degrau .... AVANTE BRENO !!!

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Sexta é dia de Fono no AME!

Cada dia uma vitória! Acabamos de chegar do AME Interlagos com a melhor notícia dos ultimos tempos: O Breno já está apto para a retirada da Gastro. Que benção maravilhosa!! Hoje temos Pediatra e que sabe ele também autoriza a retirada da Gastro, tendo em vista que ela já está até "vazando".

Muitas pessoas são responsáveis pelo desenvolvimento do Breno, muitas acompanharam nossos medos, nossas inseguraças, dúvidas, desesperos.... Devo agradecer a cada especialista pelo profissionalismo, dedicação, insistência, enfim por cada momento conosco dividido.
Matamos um leão por dia, mas no fim tudo dá certo.

Dia 09/12 tivémos nossa primeira consulta com a Dr. Carol Fanaro no AME Cidade Dutra. (http://www.facebook.com/profile.php?id=100002458684471&ref=ts) De lá pra cá só vitórias.... o Breno já come até "Panetone" ahahha



Ela sem perceber tirou nosso medo em oferecer os alimentos mais sólidos pra ele. Está sendo fantástico, ela avalia, conversa e resgata nossa esperança a cada consulta. Um anjo...
Por falar em anjo, Deus é tão perfeito que só anjos "altamente quaoificados" cruzaram nossos caminhos até hoje e isso não é sorte....... é Deus agindo!

As seções de fono estão sendo indispensáveis para o desenvolvimento da deglutição do Breno. Recebi muitosssss e-mail´s de mães de prematuros relatando que seus filhos tinham as mesmas dificuldades para aceitação de determinados alimentos. Na época eu não sabia que rumo tomar, quem poderia me ajudar a "solucionar" essa limitação.

Hoje sei! A FONOAUDIÓLOGA , ué! rs


"...A  fonoaudiologia traz benefícios ao desenvolvimento infantil, porque engloba o desenvolvimento (motor, oral, cognitivo e lingüístico) normal e patológico da criança, que são noções importantes para a estimulação correta em cada idade. Além disso, auxilia na prevenção do aparecimento de problemas que possam surgir e no tratamento precoce de um bebê.  
Através de avaliações com técnicas especializadas se detecta a etapa do desenvolvimento que o bebê ou criança se encontra.  A partir da avaliação, se necessário, pode-se iniciar o atendimento fonoaudiológico com o objetivo de estimular as funções não adquiridas detectadas na avaliação. Nesta fase, os pais são orientados em como lidar com o problema encontrado e a forma na qual eles irão auxiliar durante todo o processo de aquisição e/ou reestruturação funcional.  
A fonoaudiologia pode atuar tanto com bebês, como em criança, adolescentes, adultos e idosos.  Nestes casos, podem aparecer alterações, que prejudiquem a funcionalidade da voz, respiração, mastigação, expressão facial, linguagem e deglutição (engolir).
Terapias fonoaudiológicas são extremamente úteis também a pacientes com síndrome de down, deficiência mental, paralisia cerebral, psicose infantil, alterações respiratórias (asma), câncer de laringe (pré e pós cirúrgico), miopatia mitocondrial, esclerose múltipla, deficiência auditiva, fissura lábiopalatino e queimaduras de cabeça e pescoço e em avaliações audiológicas, pós cirúrgicos de desconecção laringo traqueal.

Crianças com os mais variados diagnósticos:
  • Atraso no desenvolvimento neuropsico-motor, com necessidade de estimulação precoce;
  • Distúrbios de linguagem, atuando com a técnica de comunicação suplementar e alternativa;
  • Alterações vocais;
  • Atraso na aquisição de linguagem;
  • Disartria, dislalias, disfemias, disfluências, dislexia;
  • Alterações miofuncionais orais;
  • Adequação das funções reflexo vegetativas da mastigação, deglutição e respiração."


segunda-feira, janeiro 02, 2012

PARABÉNS FILHOTE!


"Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. ( Salmos 127:3 )"

Quem diria que 2 anos passariam tãooo rápido assim? Quem diria que 2 anos voariam...
O Breno já tem mais histórias de vida que eu. rs.......
Nosso grande vencedor hoje nos emociona a cada gesto novo, a cada palavra enrrolada que diz, a cada passinho que ele consegue dar, a cada biscoito que come.

Coisas da vida.... para nós cada superação dele é motivo de comemoração. A comemoração se estende pelo ano todo, rs..., todos os dias parece que cortamos uma fatia de bolo e cantamos "parabéns pra você pro Breno". E isso não é exagero não! Quem convive conosco sabe que só temos motivos para comemorar :)

Hoje já não me importo se fui viajar, se tenho ido à praia aos finais de semana, se tenho tomado minha cervejinha aos finais de semana com os "amigos", se tenho me mantido antenada das novidades... isso pouco importa pra mim! O que verdadeiramente importa são as coisas simples da vida.... o resto é consequência.

Me importo se meu filho esta bem de saúde, se meu marido esta feliz, se minha mãezinha esta sozinha, se meus cachorros (que não são poucos ) estão bem cuidados e felizes, se minha gravidez está correndo bem, se meus amigos verdadeiros estão precisando de mim, se é aniversário de alguém especial... enfim isso é o que importa agora. O resto é realmente dispensa preocupação ahaha !

Vivo feliz por ver meu filho aqui comigo depois de tantos desafios. Vivo feliz por ver que hoje é dia de comemorar 2 anos de vida dele e é dia de comemorar por ter tido a oportunidade de há 2 anos atrás ter conhecido o quão importante é ser mãe.

Devo agradecer aos que acompanham o Blog, mesmo que anonimamente, aos familiares que sempre estão presentes no nosso lar, aos amigos, colegas e conhecidos que não nos deixam desanimar!

Hoje é dia de festa! Hoje é dia de chorar de tanto rir com as palhaçadas do Breno. Hoje é dia de ajoelhar e agradeer à Deus por cada minuto vivido nesses 2 anos.