sexta-feira, janeiro 06, 2012

Sexta é dia de Fono no AME!

Cada dia uma vitória! Acabamos de chegar do AME Interlagos com a melhor notícia dos ultimos tempos: O Breno já está apto para a retirada da Gastro. Que benção maravilhosa!! Hoje temos Pediatra e que sabe ele também autoriza a retirada da Gastro, tendo em vista que ela já está até "vazando".

Muitas pessoas são responsáveis pelo desenvolvimento do Breno, muitas acompanharam nossos medos, nossas inseguraças, dúvidas, desesperos.... Devo agradecer a cada especialista pelo profissionalismo, dedicação, insistência, enfim por cada momento conosco dividido.
Matamos um leão por dia, mas no fim tudo dá certo.

Dia 09/12 tivémos nossa primeira consulta com a Dr. Carol Fanaro no AME Cidade Dutra. (http://www.facebook.com/profile.php?id=100002458684471&ref=ts) De lá pra cá só vitórias.... o Breno já come até "Panetone" ahahha



Ela sem perceber tirou nosso medo em oferecer os alimentos mais sólidos pra ele. Está sendo fantástico, ela avalia, conversa e resgata nossa esperança a cada consulta. Um anjo...
Por falar em anjo, Deus é tão perfeito que só anjos "altamente quaoificados" cruzaram nossos caminhos até hoje e isso não é sorte....... é Deus agindo!

As seções de fono estão sendo indispensáveis para o desenvolvimento da deglutição do Breno. Recebi muitosssss e-mail´s de mães de prematuros relatando que seus filhos tinham as mesmas dificuldades para aceitação de determinados alimentos. Na época eu não sabia que rumo tomar, quem poderia me ajudar a "solucionar" essa limitação.

Hoje sei! A FONOAUDIÓLOGA , ué! rs


"...A  fonoaudiologia traz benefícios ao desenvolvimento infantil, porque engloba o desenvolvimento (motor, oral, cognitivo e lingüístico) normal e patológico da criança, que são noções importantes para a estimulação correta em cada idade. Além disso, auxilia na prevenção do aparecimento de problemas que possam surgir e no tratamento precoce de um bebê.  
Através de avaliações com técnicas especializadas se detecta a etapa do desenvolvimento que o bebê ou criança se encontra.  A partir da avaliação, se necessário, pode-se iniciar o atendimento fonoaudiológico com o objetivo de estimular as funções não adquiridas detectadas na avaliação. Nesta fase, os pais são orientados em como lidar com o problema encontrado e a forma na qual eles irão auxiliar durante todo o processo de aquisição e/ou reestruturação funcional.  
A fonoaudiologia pode atuar tanto com bebês, como em criança, adolescentes, adultos e idosos.  Nestes casos, podem aparecer alterações, que prejudiquem a funcionalidade da voz, respiração, mastigação, expressão facial, linguagem e deglutição (engolir).
Terapias fonoaudiológicas são extremamente úteis também a pacientes com síndrome de down, deficiência mental, paralisia cerebral, psicose infantil, alterações respiratórias (asma), câncer de laringe (pré e pós cirúrgico), miopatia mitocondrial, esclerose múltipla, deficiência auditiva, fissura lábiopalatino e queimaduras de cabeça e pescoço e em avaliações audiológicas, pós cirúrgicos de desconecção laringo traqueal.

Crianças com os mais variados diagnósticos:
  • Atraso no desenvolvimento neuropsico-motor, com necessidade de estimulação precoce;
  • Distúrbios de linguagem, atuando com a técnica de comunicação suplementar e alternativa;
  • Alterações vocais;
  • Atraso na aquisição de linguagem;
  • Disartria, dislalias, disfemias, disfluências, dislexia;
  • Alterações miofuncionais orais;
  • Adequação das funções reflexo vegetativas da mastigação, deglutição e respiração."


Um comentário:

  1. Vivian... gostaria muito de trocar umas experiências com vc... minha bebê usa sonda nasogástrica e não come... queria muito perguntar umas coisas.... vc tem email??? o meu é staraquino@hotmail.com.... se puder me responder vou ficar muito grata!!!!
    muittooooo obrigada!!!1 bjos Tati

    ResponderExcluir